Saltos e picos de crescimento

52481041 302682047115476 2575793271330570945 n - Saltos e picos de crescimento

Durante a especialização em pediatria, não me recordo de ter falado sobre esse tema nos ambulatórios de puericultura/pediatria. Confesso que tinha uma certa desconfiança sobre a veracidade de todas essas mudanças que ocorrem durante os saltos e picos.

Quando vivenciei o primeiro salto, em torno de 1 mês, a ficha demorou a cair. Uma mãe pensa logo que tudo está errado: que o bebê está passando fome ou está doente, que o leite é fraco, que ela não está sabendo cuidar do seu filho. Além dessa insegurança que permeia os dias dos pais, vêm os palpites estimulando o uso de chás/ leite artificial, além das críticas às mães que dão muito colo e muito peito (como se isso fosse algo ruim!).

O que são então esses saltos de desenvolvimento?

Nós sabemos que o desenvolvimento não ocorre de forma linear: um salto é uma mudança repentina no desenvolvimento neurológico do bebê, anunciando algum progresso ou nova habilidade. Notamos uma série de mudanças no comportamento durante um salto: mais choro, aumento da demanda de colo e peito, piora do padrão do sono. Todos os bebês passam por essas mudanças aproximadamente na mesma idade, mas a intensidade dos sintomas associados varia de um bebê para o outro.

Qual o papel dos pais neste momento? 🤔

Primeiro de tudo: respire fundo! O cansaço aumenta, mas entenda que isso é uma fase que dura alguns dias e que vai passar! Segundo: acolha seu bebê e transmita segurança, ofereça colo, carinho e muito peito! Ele está assustado com as novas descobertas e ainda não domina muito bem suas novas habilidades. Terceiro: ajude-o! Ler sobre cada salto e o que esperar de novo nos permite auxiliar bebê nas tentativas que eles fazem a todo momento (inclusive nas madrugadas!🙈). Também o crescimento do bebê não é constante: ele ocorre em picos. Por esse motivo as vezes os pais se surpreendem com um grande aumento do peso e da comprimento numa consulta e, no mês seguinte, podem sentir frustração diante de uma variação bem menor. Isso é normal! Durante o pico, a demanda do bebê por colo e peito também vai aumentar. Então toda a calma do mundo nessa hora! Conheça o seu bebê, busque informação, troque experiências…☺️

Um abraço 
Dra. Rosane Azevedo , Médica Pediatra CRM-BA 23561