(71) 2102 5000
CUIDE DO SEU CORAÇÃO

ECOCARDIOGRAMA EM LAURO DE FREITAS

CUIDE DO SEU CORAÇÃO

ECOCARDIO-
GRAMA EM LAURO DE FREITAS

Ecocardiograma é um exame que permite o estudo do coração, bem como o fluxo sanguíneo pelas câmaras e valvas cardíacas, utilizando a ultrassonografia (ecocardiografia).

AGENDAR CONSULTA
ecocardio-1

Agende seu ecocardiograma no Centro Médico Sanar – Lauro de Freitas.

SAÚDE QUE VEM DO CORAÇÃO

As doenças cardíacas representam uma importante causa de morbidade e mortalidade. São problemas que geralmente estão relacionados aos maus hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, hipertensão, diabetes entre outros.

A melhor forma de cuidar do coração é adotar hábitos de vida saudáveis, manter acompanhamento com um cardiologista e, quando necessário, realizando exames – como o ecocardiograma.

O ecocardiograma consegue identificar alterações precoces na estrutura e funcionamento do coração, fundamentais para tomadas de conduta, muitas vezes evitando surgimento de complicações futuras. É um exame fundamental no acompanhamento de cardiopatias como insuficiência cardíaca e doenças valvares.

AGENDE O SEU EXAME

Tenha em mãos uma guia de solicitação de exame emitida por seu médico. Basta então entrar em contato para verificar a disponibilidade de datas e horários para realização do seu ecocardiograma.

PRECISÃO NO DIAGNÓSTICO

Tenha um diagnóstico preciso a respeito de diversas doenças cardíacas que podem surgir de maneira silenciosa. O ecocardiograma identifica esses quadros e auxilia na definição do melhor tratamento.

EXAME INDOLOR E EFICAZ

O ecocardiograma é um exame indolor, simples e rápido, que, através de ondas sonoras consegue obter imagens precisa do coração. Com isso é possível identificar problemas e patologias diversos.

Cuide do seu coração com quem sabe cuidar de você.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O EXAME

Apesar de ser tão importante, muita gente não sabe exatamente como funciona, ou sustenta dúvidas a respeito do ecocardiograma. Tirar as suas dúvidas é importante para se sentir mais seguro.

Pode ser realizado em qualquer pessoa – inclusive crianças. O ecocardiograma é  como se fosse um “ultrassom do coração”, e traz imagens obtidas através de ondas sonoras. A sua realização não traz efeitos colaterais.

São muitas as indicações clínicas para a realização do ecocardiograma, dentre as principais: avaliação e companhamento da insuficiência cardíaca, valvulopatias, após infarto do miocárdio, investigação da causa de AVC (derrame cerebral).

Geralmente não é exigido nenhum preparo prévio para a realização desse exame. Consulte seu médico ou a própria recepção da clínica.

O ecocardiograma convencional (transtorácico) não precisa nenhum tipo de sedação. Exite o ecocardiograma transesofágico (pelo esôfago) que requer a presença de um anestesista para sedação, além de necessitar de uma sonda especial para sua realização.

Sim, gestantes também podem realizar o ecocardiograma. Inclusive existe um ecocardiograma específico para analisar o coração do feto, geralmente feito entre 26-28 semanas de idade gestacional (ecocardiograma fetal).

Geralmente é solicitado pelo cardiologista, embora possa ser solicitado por qualquer médico.

O ecocardiograma comum é realizado de forma muito simples. O paciente se deita em uma maca, podendo ser solicitado que vire de lado para melhorar a visualização do coração. O profissional responsável pela realização do exame utiliza um equipamento semelhante de ultrassom e posiciona a sonda no peito do paciente. A partir daí, imagens são projetadas no monitor, onde é possível ver o coração em tempo real.

Doenças cardíacas podem acometer qualquer pessoa, em qualquer idade. No entanto, o mais comum é que check-ups de rotina com ecocardiograma sejam feitos a partir dos 30 ou 35 anos. Antes disso, o normal é fazer apenas se houver solicitação espontânea do médico.