(71) 2102 5000
OUÇA AS BATIDAS DO CORAÇÃO

ELETROCARDIOGRAMA EM LAURO DE FREITAS

OUÇA AS BATIDAS DO CORAÇÃO

ELETROCAR-
DIOGRAMA EM LAURO DE FREITAS

O eletrocardiograma é o exame que identifica as condições cardíacas de uma pessoa através da análise gráfica do ritmo do coração. São as famosas linhas que sobem e descem, mostrando ao médico como o coração está batendo.

Avalia a atividade elétrica do coração, identificando problemas como arritmias, distúrbios de condução e hipertrofia das câmaras cardíacas. O eletrocardiograma digital apresenta qualidade de imagem e precisão superior ao exame convencional.

AGENDAR CONSULTA
eletrocardio-1

Eletrocardiograma digital é no Centro Médico Sanar

ENTENDA A ATIVIDADE ELÉTRICA DO CORAÇÃO

A atividade elétrica do coração é responsável por manter o ritmo das batidas cardíacas. O eletrocardiograma consegue captar essas “ondas elétricas” através de eletrodos posicionados no peito do paciente, convertendo em linhas dispostas em um papel gráfico.

Sua leitura é feita por um médico cardiologista, permitindo identificar situações de normalidade, ou mesmo alterações patológicas, auxiliando o diagnóstico e o acompanhamento.

ELETRODOS ESSENCIAIS

Os eletrodos são utilizados no peito do paciente para fazer essa leitura do coração. Eles ajudam a identificar as batidas, contar o seu tempo, e podem perceber alterações que indiquem doenças.

FAÇA O EXAME COM PROFISSIONAIS

Tês fatores são fundamentais: um bom aparelho de ECG (digital), técnico qualificado para conduzir o exame e um cardiologista experiente para interpretar o traçado. Você encontra tudo isso no Centro Médico Sanar.

EXAME AGENDADO

Faça o agendamento e não espere horas pelo exame. Defina a melhor hora e o melhor dia, se programe com antecedência, e cuide do seu coração com a devida atenção que ele demanda.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O EXAME

Ainda está com dúvidas e receios a respeito do eletrocardiograma? Então vamos responder algumas das perguntas mais comuns sobre esse exame, e ajudar você a entender melhor o seu funcionamento.

O eletrocardiograma é um exame que identifica as pulsações e impulsos elétricos do coração através do uso de um aparelho chamado eletrocardiógrafo. Esse resultado é impresso em uma fita de papel em formato de riscos – que indicam os picos e quedas de batimentos.

A principal coisa é que você esteja em repouso no momento do exame. O eletrocardiograma precisa captar o funcionamento de seu coração quando você está parado e descansado. Por isso, é essencial chegar um pouco antes no local do exame, de modo que tenha tempo para descansar.

Sim. Existem casos em que o médico precisa analisar as condições cardíacas em movimento. Nesse caso o paciente será submetido a uma sessão de atividades físicas, por exemplo, caminhando ou correndo em uma esteira ou pedalando em uma bicicleta ergométrica.

Esse exame não causa dor. O único desconforto que você pode vir a sentir é no momento de retirada dos eletrodos, já que eles são fixados na pele através do uso de uma fita adesiva. No mais, não há qualquer sensação ruim relacionada ao eletrocardiograma.

Também não há qualquer preparo antecipado que se faça necessário. Portanto, você pode se alimentar normalmente para realização do eletrocardiograma. Medicamentos de uso contínuo também devem ser consumidos normalmente, exceto se houver algum pedido específico do médico para pausar o uso.

É solicitado que as pacientes retirem o sutiã para realização do exame. Isso ocorre porque o eletrocardiograma exige que o equipamento seja fixado na região peitoral. O uso do sutiã pode atrapalhar o posicionamento dos eletrodos no tórax, e o material usado para confeccionar a peça pode interferir nos resultados.

Depois de realizar o exame e obter o seu resultado o paciente deve agendar uma consulta com o médico cardiologista que lhe atende. Somente o médico poderá analisar o exame e identificar os riscos.

O aparelho utilizado para realizar esse exame é de altíssima qualidade. Ele é protegido contra descargas elétricas, mantendo o paciente seguro contra esse risco. EM Lauro de Freitas você encontra equipamentos de ponta e uma equipe qualificada no Centro Médico Sanar.

A frequência será determinada pelo médico, e varia de acordo com as condições do paciente. Exames de rotina geralmente são repetidos anualmente, ou a cada 2 anos, quando o paciente não apresenta qualquer patologia ou possibilidade de adoecer. Fale com o seu médico.