(71) 2102 5000
CUIDE DO SEU CORAÇÃO

EXAME MAPA EM LAURO DE FREITAS

A monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é o método que faz o registro da pressão arterial do paciente em vários momentos durante um período usualmente de 24 horas. Permite avaliar a pressão arterial em diferentes situações durante o dia e à noite, aumentando a capacidade de diagnóstico da Hipertensão Arterial, bem como identificar o risco cardiovascular das pessoas.

AGENDAR EXAME
mapa-1

Mapeie sua pressão arterial no centro Médico Sanar em Lauro de Freitas

Cuide do que é mais importante

Os picos de pressão arterial podem levar a quadros preocupantes, e comprometer a saúde de um indivíduo. Mas, muitas vezes esse problema vem tão silencioso que os pacientes sequer percebem que houve alguma alteração. Um exame MAPA – Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial – pode auxiliar nessa questão.

Através do monitoramento de um dia inteiro é possível entender os picos e a queda da pressão arterial nesse período, inclusive durante o sono.

Assim o médico entenderá melhor as oscilações, podendo ajustar a dose ou mesmo o horário das medicações, garantindo um melhor tratamento.

SEGURANÇA E CONFORTO

O exame MAPA será realizado em um dia comum. Você vai para casa com o aparelho, que é um dispositivo seguro e simples de manusear.

Como é realizado o exame?

É colocado um manguito no braço não dominante, igual aos de aparelhos de pressão comuns, ligadas à um compressor que fica preso na cintura. Recomenda-se utilizar roupas leves e confortáveis, que podem cobrir todo o aparelho.

QUALIDADE DIAGNÓSTICA

Em nosso centro médico você conta com aparelhos modernos e cardiologistas experientes para interpretar os achados.

TENHA UM DIAGNÓSTICO MAIS PRECISO

A medição da pressão arterial pode não ser tão simples. Isso porque muitos fatores podem fazer com que a pressão se eleve no momento em que o paciente está no consultório, e isso acaba gerando confusões no diagnóstico.

Existem pessoas, por exemplo, que ficam com medo de profissionais como médicos e enfermeiros, e a pressão instantaneamente eleva. Dessa forma o MAPA pode identificar aqueles que verdadeiramente têm hipertensão.

Conheça o seu corpo, entenda a sua pressão.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O EXAME

O MAPA é um exame que ainda desperta algumas dúvidas. Vamos ver quais são as perguntas frequentes que são feitas a respeito desse exame?

Não! O Mapa acompanha a pressão arterial durante 24 horas enquanto o Holter monitora o ritmo e atividade elétrica dos batimentos cardíacos.

Sim! A intenção é medir a pressão arterial durante todo o período em que o paciente está com o aparelho. Assim sendo, é necessário dormir com ele, pois, durante a noite acontece alterações importantíssimas na pressão, e que precisam ser devidamente registradas.

Não há necessidade que se faça alguma dieta diferenciada no dia do monitoramento da pressão através do exame. A indicação é para manter um dia normal de rotina.

Um exame MAPA monitora a sua pressão tanto durante a realização de atividades quanto durante o repouso. É esperado pelo médico que durante o sono a pressão tenha uma queda de até 10% com relação à medição durante o dia.

Você não somente pode como deve ir com o aparelho para o seu trabalho. É importante para descobrir se na sua rotina existem fatores agravantes que causam a alteração da pressão. Situações de estresse e atividades físicas, por exemplo, são sempre monitorados com atenção.

O mais indicado é que o paciente tome banho pouco antes de iniciar a medição de 24 horas. Isso porque durante esse período não deverá tirar o equipamento, e ele também não pode ser molhado. Dessa forma não há como tomar banho com o medidor de pressão para o MAPA.

Sim! Novamente esclarecemos que o ideal é manter uma rotina normal. Se você geralmente dirige, então faça isso normalmente. O aparelho precisa captar a alteração de sua pressão durante as atividades rotineiras. A única atenção aqui é relaxar o braço na hora da medição.